Como uma operadora de satélite francesa ajuda a manter a propaganda de TV da Rússia online

Prolongar / O presidente russo Vladimir Putin fala durante o Fórum Urbano de Moscou 2018 em 18 de julho de 2018 em Moscou, Rússia.

Imagens Getty | Mikhail Svetlov

Não muito depois de a Rússia invadir a Ossétia do Sul em 2008, anexando efetivamente o território de seu vizinho do sul, um grupo de georgianos se uniu para criar uma nova estação de televisão em russo, uma voz independente do Kremlin: Kanal PIK.

Com a ajuda da emissora pública da Geórgia, eles assinaram um contrato de cinco anos com a operadora de satélite francesa Eutelsat para transmitir sua estação para o Cáucaso. Apenas duas semanas após o lançamento em 2010, a Eutelsat notificou a PIK que eles estavam desistiu. Seu espaço no satélite havia sido prometido ao Gazprom Media Group, um dos principais pilares do governo de Moscou. sistema de mídia rigidamente controlado.

Kanal PIK disse em um declaração na época que a saga “deixa a Intersputnik e a Gazprom Media Group – ambas aderindo à linha editorial do Kremlin – com um monopólio de transmissão via satélite de fato sobre o público de língua russa”. Kanal PIK seria adquirir uma vaga em outro Eutelsat um ano depois, mas a estação lutou e escureceu em 2012.

Mais de uma década depois, a Rússia se vê novamente tentando consolidar sua hegemonia informacional na região. E, mais uma vez, a Eutelsat está tornando isso possível. Mas dois especialistas na indústria de satélites dizem que é hora de os aliados da Ucrânia intensificarem e forçarem a Eutelsat a priorizar reportagens reais sobre a situação na Ucrânia sobre a desinformação apoiada pelo Estado russo.

“Não é normal que um satélite francês seja usado para uma guerra de propaganda”, diz André Lange, metade do Comitê Denis Diderot. Se suas propostas forem adotadas, “seria uma bomba explodindo no mundo da mídia russa”, diz Jim Phillipoff, ex-executivo de TV via satélite e ex-CEO do Kyiv Post. Ele é a outra metade do Comitê Diderot.

Formado em março, o comitê de Phillipoff e Lange tem, essencialmente, apenas uma recomendação: desconectar os principais provedores de televisão por satélite da Rússia dos satélites Eutelsat e substituí-los por estações que transmitam jornalismo independente e confiável para a Rússia. “Esse é o objetivo final de nosso esforço – fornecer canais de mídia alternativos para o espaço de televisão russo que não são controlados pelo governo russo”, disse Phillipoff à WIRED.

A televisão russa tem sido onipresente e infalivelmente a favor da guerra contra a Ucrânia, promovendo obedientemente a propaganda oficial— e, muitas vezes, desinformação. A televisão por satélite é especialmente importante, especialmente para áreas com baixa conectividade de banda larga. O Conselho da Europa estima que cerca de 30% dos lares russos pagam pela televisão por satélite. Cerca de metade do país tem antenas parabólicas em suas casas, diz Phillipoff.

Esses pratos são amplamente calibrados para receber sinais de cinco satélites, todos gerenciados pela Eutelsat. Os dois satélites mais importantes orbitam a 36° leste, dando-lhes cobertura para grande parte da Europa Oriental e da Rússia ocidental: um, 36B, é propriedade direta da Eutelsat; o outro, 36C, é de propriedade do governo russo e arrendado à Eutelsat – que, por sua vez, aluga espaço de volta para operadoras de televisão russas. Os outros três satélites são de propriedade direta da Rússia, mas administrados pela Eutelsat e cobrem o centro, o norte e o leste da Rússia.


Source: Ars Technica by arstechnica.com.

*The article has been translated based on the content of Ars Technica by arstechnica.com. If there is any problem regarding the content, copyright, please leave a report below the article. We will try to process as quickly as possible to protect the rights of the author. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content of the author and always include the original link of the source article.If the author disagrees, just leave the report below the article, the article will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!