Introdução a Wanderings 19: Oja – Uma jornada para uma terra desconhecida

Eu já estava planejando ir para o sul do deserto da Judéia e passar o inverno no quente sul com o caderninho e Sua Majestade, quando Tamir, um parente do kibutz Gilgal, me ofereceu uma breve visita ao norte do Vale do Jordão para conhecer Omar e Naama das fazendas Einot Kedem perto do Uja. E assim, tenho me encontrado por mais de duas semanas em uma terra desconhecida, que está tomando forma e alma, pele e tendões, e enchendo meu coração de amor e alegria.

No final da fazenda

Eu me acomodei na orla da fazenda, o trailer tem vista para o largo canal do Rio Vahita, e o cantinho do café fica abrigado na sombra do Método Victoria que é uma emissão cultural… como eu. No ônibus crescem alguns zimbros selvagens, em um dos quais descobri um ninho com dois filhotes nitrogenados e a mãe que traiu sua posição no topo da árvore. No wadi está um grupo raro de árvores de favo egípcias bem penteadas e belas frutas e copas. Do outro lado do wadi está um pomar de palmeiras da variedade Majhool, ladeado por um olival. No horizonte acima dos pomares estão as montanhas de Samaria que revelam seu lado desértico para mim. Bem na minha frente, um portão triangular se abre neles, de onde emerge Wadi Uja, que significa “curvado” do ocidental para o hebraico.

Naama e Omar criam ovelhas e cabras, um palmeiral, oliveiras, mangas ... e sete filhos na quinta.  Fotos: Ronen Raz

Naama e Omar criam ovelhas e cabras, um palmeiral, oliveiras, mangas e sete filhos na fazenda. Fotos: Ronen Raz

Naama e Omar chegaram ao Vale do Uja há dezesseis anos e receberam terras do estado “para fato e guarda”, como Omar conta ao redor do incêndio para um novo ciclo de shinshinim que estão prestes a completar um ano de serviço na fazenda. Desde então, criam ovelhas e cabras, um palmeiral, oliveiras, mangas e sete filhos na quinta. Além da agricultura, eles estão transformando a fazenda em um centro turístico e de caminhada e atualmente estão reformando cabanas de madeira para pousadas. Naama realiza workshops para mulheres sobre sexualidade, cura da vulnerabilidade e preparação para o parto. Ambas se dedicam à educação e cuidam de meninos e meninas de todo o país. A fazenda possui um clima de trabalho e criação que não para por um momento, ao lado da serenidade natural do lugar. Meninos e meninas aprendem a ter disciplina e assumir responsabilidades. Aprendem a cuidar dos animais, saem a pastar com o rebanho de ovelhas, cuidam dos canteiros e cabras, pastorear as canteiras, cuidar dos pomares, dirigir trator, patrulhar quadriciclo e patrulhar à noite com holofotes. À noite, eles se reúnem na cozinha e preparam uma refeição conjunta. Parece não haver ninguém deixado para trás e todos estão envolvidos na ação.

Moshiko é um menino de Yeruham que está na fazenda há dois anos. “Antes”, ele testemunhou sobre si mesmo, “eu não estudei nada e não sabia de nada. Meus pais são religiosos e eu os amo e viajo para visitá-los de vez em quando, mas em casa eu descarregava qualquer fardo e ninguém podia sobre mim “Perguntei-lhe se se tratava de atos criminosos. “Não”, disse ele, “mas não estava longe.” Ele agora é um trabalhador qualificado que assume responsabilidades. Ele mesmo constrói um galpão no curral, planeja, corta ferros, solda e conta que aqui aprendeu tudo. Perguntei como ele explica a convulsão pela qual passou. Ele respondeu: “Aqui está o Omar que não desiste de ninguém, e eu me dirijo a ele em tudo e em qualquer coisa, há disciplina e sinto que estou trabalhando e aprendendo a cada momento”.
“Ele veio com muita vontade”, diz Yossi, um ex-patrulheiro de alfarroba que também veio para a fazenda e mora lá, e educou Moshiko na carpintaria pela qual é responsável. “Há dois anos, vim construir um galpão voluntariamente em um monumento aos combatentes da patrulha de alfarrobeiras. O lugar me agradava. Falei com Omar e fiquei e trabalhei como carpinteiro na fazenda desde então.”

Uma coleção de shoppings Uja

O Vale do Uja reúne um aglomerado de cânions impressionantes que descem das montanhas de Samaria. Poucos ouviram falar deles e os frequentam hoje em dia. Os canyons cortam as encostas orientais das montanhas de Samaria e descem abruptamente para o vale de Uja e de lá para o vale do Jordão. Nahal Makoch, Nahal Vahita e Nahal Yitav é Wadi Uja, eles são os três principais. Passei três dias nesses três riachos, de manhã à noite. Romãs e a estrela do amanhecer. A visão amplia o peito e é de tirar o fôlego ao mesmo tempo, apesar da contradição entre eles. Ovelhas e cabras pastavam neles, e os pastorinhos beduínos montavam em burros pelas trilhas íngremes e voltavam com um sorriso tímido e curioso para as preliminares. Stan na Índia.

Ninhos solitários de monges em Wadi Uja

Mall e Whita

Wadi Makoch e as cavernas dos monges

Em Nahal Makoch

Muitos cervos na Terra de Israel perambulavam pelas áreas selvagens e campos agrícolas do Vale do UjaMuitos cervos na Terra de Israel vagavam pelas áreas selvagens e campos agrícolas do Vale do Uja

Guerra dos Veados

Era uma vez, durante os períodos mais chuvosos, um clima tropical e árvores de jujuba comuns aqui, espinheiro egípcio, Moringa Rotemite, o palmito e muitos outros cresceram aqui em abundância. Desde que a Terra secou, ​​as florestas tropicais recuaram para a África e, ao longo do longo vale do rift, permanecem bolsões de clima tropical quente e água abundante de nascentes, incluindo o vale de Uja e Jericó.
Fiz um safári na paisagem de uma savana africana com a maior concentração de jujubas do país. Muitos veados Eretz Israel vagavam pelas áreas selvagens e campos agrícolas do Vale do Uja, entre a fazenda e os assentamentos beduínos. Observei grupos de fêmeas de chifres curtos e cabras. Machos de chifres grossos vagavam sozinhos com confiança e pescoço ereto. Os adolescentes se reuniam em pequenos grupos de homens solteiros, consolando-se na camaradagem e ocasionalmente batendo uns nos outros para apresentar sua masculinidade em preparação para o dia em que eles reunissem coragem para desafiar os homens mais velhos e liderar o harém feminino. À noite, fiz uma excursão com um holofote poderoso e, além do fato de ter medo de vários cervos durante o sono, também observei chacais e raposas. Os Shenshins que guardam à noite são números que ocasionalmente também encontram hienas e texugos.

Ein Uja

Ein Uja é a fonte de vida deste vale. É uma fonte poderosa que irrompe do solo no baixo Wadi Uja com a força de um rio e, durante seu curto curso, enche grandes piscinas e flui entre elas em impressionantes cachoeiras. Muitos caminhantes israelenses estão familiarizados com a “cola do Uja”, que é onde o aqueduto moderno que se alimenta da nascente desce abruptamente de uma colina direto para a piscina. Lembro-me que há trinta anos, a “brava” entre nós deslizava na mãe e era jogada na piscina. Alguns sairiam com ombros e ombros perfeitamente polidos. Não tente isso em casa.

Há mais de dois mil anos, os hasmoneus, seguidos pelo rei judeu-vermelho Herodes, se familiarizaram com as virtudes do lugar, desenharam longos aquedutos nas fontes exuberantes de Wadi Kelt e Wadi Uja (os rios Eufrates e Vietv, se preferir) para construir seus palácios de inverno em Jericó, extensos jardins ornamentais e pomares nos quais eles produziram perfume da planta de caqui e vinho tâmara.

Palácio de inverno de Herodes em Jericó

Hoje, Ein Uja e os modernos aquedutos são um local de entretenimento muito procurado pelos árabes desses territórios. Famílias de Nablus, no norte de Samaria, a Yatta, nas montanhas do sul de Hebron, vêm diariamente para passar um tempo perto do rio e dos aquedutos. Eles estendem esteiras, fazem chá e café, fumam narguilé e abrem uma mesa de todas as coisas boas perto da água. Só as crianças brincam na água … e eu. Quatro rapazes e uma mulher mais velha me convidaram para tomar chá e café com eles. Eu respondi afirmativamente. Eles vieram de Nablus, três irmãos e sua mãe, e um amigo que fala hebraico básico e seu nome é Yusuf. O ambiente era bom e chá com cheat, sálvia em hebraico, doce e incrivelmente delicioso. Quando nos separamos, um dos irmãos, que ficou impressionado com meu cabelo comprido, me disse que estava cortando o cabelo e me convidou para cortá-lo em Nablus. Yusuf acrescentou que, nessa ocasião, faríamos um passeio em Wadi Kana juntos e também faríamos um piquenique no fogo e fumaríamos um narguilé. Peguei o número do telefone.

Rio Uja perto da nascente

O lugar é lindo, mas muito sujo. Muitos dos caminhantes deixam para trás o lixo deixado para trás, garrafas vazias, pratos descartáveis, latas e tudo mais. הנאה O lugar que os fazia felizes continua sujo para trás. Também vi uma família incomodando e recolhendo, principalmente as mulheres, seu e seu lixo em sacos de lixo. Fiquei feliz em ver botões de limpeza ambiental entre os árabes dos territórios.

Sheikh Ahmad, da tribo beduína de Ka’abna, mora em Ras Ein Uja al-Fawka. Ele não fala hebraico nem inglês, nem nenhum de seus filhos e netos. De alguma forma, extraio dele que tanto seu pai quanto seu avô e, pelo que ele sabe, sua família sempre morou aqui perto da fonte. Um bom lugar, sempre há água, e se não houver grama então no verão suba com as ovelhas para as montanhas. O velho xeque prossegue com um longo monólogo estrelado pelo coração e Alá, mas depois de um esforço sou forçado a desistir, concentrando-me em beber um chá doce com hortelã e me censurando por não ser capaz de aprender nem mesmo o árabe básico, mesmo depois de tomar um curso anual.
Na outra extremidade do assentamento vive Naif. Ele trabalha para um judeu de Netiv HaGdud, um moshav no Vale do Jordão e, portanto, se dá muito bem em hebraico. Eu respiro um suspiro de alívio e a conversa flui. Ele é membro da tribo Rashida, encontrada principalmente no livro do deserto do subdistrito de Belém. Seu pai, com mais de oitenta anos, veio para cá ainda criança com seu avô e família. Ele nasceu aqui e hoje está com quarenta e três anos e tem oito filhos, metade meninos e metade meninas. Sentamos ao lado de uma pilha de feno e bebemos café sem pressa. “E onde você mora?” Ele me pergunta, e eu respondo que moro em um trailer sobre rodas e, para ter certeza de que ele entende, mostro-lhe uma foto. Naif ri e me diz “você é o verdadeiro beduíno desde tempos imemoriais, não eu, você está cansado, continua vagando até parar. Sou como um beduíno, mas não saí daqui por toda a minha vida”, e ambos rolamos com risos junto com seus filhos sentados conosco.

Naif e eu rolamos de tanto rir

À tarde, todos voltaram para suas casas, as ovelhas para o rebanho, os beduínos para a tenda ou cabana e os fazendeiros para suas casas. Cada um deles parece se sentir em casa aqui à sua maneira. Continuei e viajei com Arhaleh, um novo conhecido do Vale do Jordão que me levou para uma noite fora, para um show espetacular de … o voo noturno dos estorninhos. Além das cercas e bloqueios, descemos pela Praça do Jordão até um pequeno junco no orgulho do Jordão. No caminho fomos recebidos por centenas de cegonhas que preferiram passar o inverno aqui nos postes de luz, dezenas de milhares de tintas que são aves de rapina remexendo no lixo, grandes cormorões negros e barulhentas baratas. Mas o show mais espetacular de todos, como sempre, é o show que vem por último. Uma nuvem de estorninhos emergiu com um pôr-do-sol no horizonte e por muito tempo dançou contra o céu cinza, esticou-se e encolheu-se, separou-se e voltou a se fundir como a plasticina de um desenho animado. A nuvem refletiu-se totalmente nas águas calmas do lago e pareceu dobrar a experiência. Uma sonata cósmica de outro mundo tocou em minha cabeça, de caos ordenado, de natureza renovada, se desintegrando e se formando ao mesmo tempo. Na última luz, a nuvem entrou em um ritmo extático de transformação, então, de uma só vez, abriu suas asas e desceu do céu ao solo. E haverá tarde e haverá noite no vale.

Voo dos estorninhos. Foto de Ronen Raz

Mapa da área de Uja:

Cortesia de Cloud Pillar and Mapping Center

Source: כתבות – מסע אחר by www.masa.co.il.

*The article has been translated based on the content of כתבות – מסע אחר by www.masa.co.il. If there is any problem regarding the content, copyright, please leave a report below the article. We will try to process as quickly as possible to protect the rights of the author. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content of the author and always include the original link of the source article.If the author disagrees, just leave the report below the article, the article will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!