Introdução ao Wandering 18: The Land of Springs and the Vision of Peace

Cheguei ao estacionamento KKL-JNF Bar Giora nas montanhas de Jerusalém em uma noite chuvosa. Eu estava cansado demais para desligar o trailer e estabilizá-lo, preferindo fazer uma sopa fumegante, enrolar-me com uma garrafa quente e edredom e esperar o amanhecer. A chuva continuou e o teto começou a pingar. Ao som das gotas.
De manhã, o sol brilhou e o mundo parecia mais rosa e verde. Pela janela, vi um caminhão residencial estacionado ali. Depois de um tempo o cara do caminhão, Daniel, passou pelo trailer e eu o convidei para um café com torta de maçã. Quando questionado sobre o que você faz para viver, ele respondeu que sela telhados. É assim na vida sobre rodas: embora Muhammad seja móvel, a montanha se estende para abrir sua porta. Um pouco depois Daniel subiu no telhado com um tubo de cola e uma pistola de injeção e selou todas as conexões para mim. De agora em diante, aguardo sem medo as chuvas de bênção.

Ein Kobi, montanhas de Jerusalém.  Fotos: Ronen Raz

Ein Kobi, montanhas de Jerusalém. Fotos: Ronen Raz

Ao meio-dia, a maioria das estradas florestais havia secado e fui dar um passeio. A área ao sul das montanhas de Jerusalém vem das terras baixas conhecidas e amadas por mim. Durante anos morei e andei de jipe, de bicicleta e também a pé. O início do inverno é especialmente querido para mim porque os lindos meses ainda estão à minha frente. Já haviam caído as primeiras chuvas, os espinhos secos desmoronaram no chão, uma cobertura verde brotou e cobriu o solo, e a partir de então as flores brotariam. Primeiro os açafrões e os açafrões brancos e rosa, seguidos pelas margaridas e narcisos, seguidos pelo ciclâmen entre as rochas e os grandes municípios, e antes de nós as flores vermelhas e roxas e amarelas e as flores em várias cores de março. No auge da floração, uma leve tristeza já se apodera de mim, e logo passará, e chegarão a primavera seca e o verão amarelado e o outono seco. Agora, no início do inverno, tudo ainda está à nossa frente e há algo para esperar.

Ein Kobi

Nos primeiros dois dias, caminhei por aí. Fui de jipe ​​até o sopé do cume do Monte Giora que chega a 722 metros e subi a pé. No topo está a estrutura da tumba do Sheik Marzouk. Subi ao telhado e de lá tive uma vista da montanha, e também de Dyer a-Sheikh, uma tumba onde Sheikh Bader, o respeitável velho Adar, cujo servo Marzouk foi enterrado. Não muito longe da sinuosa ferrovia em Nahal Refaim, fiquei surpreso com a estrutura de uma velha armadilha para tigres. A armadilha consiste em uma toca feita de pedras e uma pedra de cabelo pendurada em uma bengala, à qual foi amarrado um cordeiro, uma cabra ou um pedaço de carne. O tigre foi atraído para a caverna, entrou para devorar a isca e, no processo, deixou cair o graveto e fechou o pergaminho sobre si mesmo. Conheci essa armadilha pela primeira vez na alta montanha do Sinai. Mais tarde, soube do falecido zoólogo e pesquisador de tigres Giora Ilani sobre a existência dessas armadilhas também no Negev. Agora eu descobri que mesmo na área de Jerusalém, os tigres eram um problema e armadilhas foram construídas para sua captura. Os tigres na Terra de Israel desapareceram décadas atrás e foram extintos do mundo. Restaram apenas as armadilhas.
Continuei pedalando ao longo das estradas florestais KKL-JNF até as nascentes do poço da área. Parei em Ein Masala, uma nascente cuja piscina de armazenamento foi construída. As árvores da floresta natural cobrem a nascente e a piscina e dão uma sombra agradável como o calor do dia e passeios. Continuei para Ein Kobi, hoje um local bem cuidado e protegido de Hemed, e famílias da região vêm fazer um piquenique lá todos os dias.

Para o riacho das fontes

Não muito longe de Ein Kobi, além da linha verde do passado, embora a uma distância de toque, mas na consciência além das montanhas de escuridão, está um lugar mágico chamado Nahal HaMaainot. Estive lá há mais de quarenta anos. Eu viajei com meu amigo na época, Tali, de Be’er Sheva via Dahariya Hebron e Halhul para a vila de Husan, e de lá nós fizemos uma caminhada romântica entre as fontes do paraíso. Lembrei-me de grutas ricas em água, socalcos de árvores frutíferas e canteiros de flores irrigados, mas esses eram outros tempos da pré-intifada. Ainda assim, um pensamento rastejou em minha cabeça, e talvez fosse em meu coração: “E se fosse possível voltar e andar até lá um dia.” Comecei a descobrir e vim para Ziad Sabatin da aldeia de Husan.
Ziad é um homem de quarenta e oito anos, pai de cinco filhos e já avô de vários netos. Em sua juventude, ele viu sua cidade natal em um banho de sangue e violência incessante. O ciclo de infelicidade foi perfeito. Ziad acreditava que era possível viver de forma diferente. Ele era amigo do rabino Menachem Furman, rabino de Tekoa, que fundou a organização Eretz Shalom, criou encontros com colonos e palestinos e pediu o fim das hostilidades entre os povos. “Não aconteceu em um dia”, disse Ziad em bom hebraico. “A suspeita dos judeus em relação aos árabes e para acalmar a hostilidade dos árabes em relação aos judeus. Hoje, finalmente, os residentes de Hussan trabalham para os seus vizinhos judeus. Eles vêm para fazer compras em Hussan, sentam-se em restaurantes, comem homus ou knafa , e todo mundo chuta. ” O próprio Ziad organiza viagens ao ribeiro das nascentes há quatro anos, que flui entre as casas da aldeia e corre em canais para os terraços com as árvores de fruto e legumes da aldeia. Como naqueles dias dos tempos antigos e como naqueles dias quarenta anos atrás, quando Tali e eu caminhávamos aqui de mãos dadas.

O olho do amor no rio das nascentes.  Foto: Ziad Svetin

O olho do amor no rio das nascentes. Foto: Ziad Svetin

Respirei fundo e dirigi com alguns amigos até Hussein. Ziad nos encontrou no posto de gasolina perto do posto de controle, entramos em seu carro e fomos para a aldeia. O ponto alto da viagem foi a visita à fonte do amor, “Olho na Via”. Da piscina de armazenamento você entra em um buraco baixo de quatro vias em uma caverna mágica. O teto do espaço brota de uma nascente em uma cachoeira exuberante, flui nas paredes e cria estalactites e estalagmites. Fiquei molhado embaixo da cachoeira e concordei com todos que esta é uma das mais belas nascentes do país, senão a mais bonita de todas. Lá fora, uma bandeja carregada com um ensopado de globo, frango e arroz, feito à mão pela esposa de Ziad, nos esperava.
Ziad disse que hoje a cooperação econômica e humana já se estende às aldeias de Tir Wadi Pokin, e também à aldeia de Nahlin no caminho para lá.

Wadi Pokin

No caminho de volta, uma paz agradável caiu sobre mim. A tensão e a apreensão que me acompanhavam na entrada da aldeia dissiparam-se e desapareceram. A visita nostálgica às fontes e à aldeia, a mochila doce, os sorrisos e as frases desleixadas que trocamos por árabe e hebraico quebrados criaram uma proximidade de corações. Senti que algo novo, sincero, estava sendo criado aqui, simplesmente entre mim e Ziad, entre meus amigos viajantes e a aldeia de Husan, entre judeus e palestinos. Nós nos encontramos e de repente tudo parecia tão natural. Em minha mente, uma nova visão foi formada para ele. Na Judéia e Samaria existem inúmeros lugares bonitos e trilhas para caminhadas. Nós, israelenses, gostamos de andar, e agora que o mundo está fechado para nós por causa da coroa, é um ótimo momento para caminhar aqui, debaixo de nossos narizes, com os vizinhos. Em cada cidade e vila haverá um homem como Ziad, que tem o desejo e a capacidade de nos levar a caminhar e nos conhecer. Através das viagens, aqui se criará cooperação econômica, e através do conhecimento chegaremos a uma reaproximação.
“Verdade”, Ziad concordou comigo com otimismo, “Somos nós que criaremos um novo Oriente Médio aqui.”

Detalhes de contato para organizar viagens com Ziad Svetin: página do Facebook ziad sabateen Telefone 052-2449695

• Processamento de imagem: Inbal Raz

Source: כתבות – מסע אחר by www.masa.co.il.

*The article has been translated based on the content of כתבות – מסע אחר by www.masa.co.il. If there is any problem regarding the content, copyright, please leave a report below the article. We will try to process as quickly as possible to protect the rights of the author. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content of the author and always include the original link of the source article.If the author disagrees, just leave the report below the article, the article will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!